Sanepar deixa Colombo e cidades vizinhas sem água neste fim de semana - Folha de Colombo

Últimas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Sanepar deixa Colombo e cidades vizinhas sem água neste fim de semana

Colombo fica sem água neste feriado de 1° de Maio


Companhia informou interrupções no abastecimento até o sábado (2), com normalização prevista para os últimos bairros na segunda-feira (4). Além da capital, Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo terão áreas afetadas.

A Sanepar ampliou o número de bairros e os horários do rodízio de água em Curitiba e cidades da região metropolitana por causa da estiagem. Em algumas localidades, a interrupção no abastecimento passou de 24 h para 36 h.

Além da capital, bairros de Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo terão áreas afetadas. A tabela divulgada pela companhia prevê interrupções até o sábado (2), mas com normalização prevista para os últimos bairros na segunda-feira (4).

Na noite de quarta-feira (29), teve início o rodízio em alguns bairros de Curitiba, Colombo e Pinhais às 20h. Em São José dos Pinhais, a interrupção foi por volta da meia-noite. Veja quais são esses bairros:

São José dos Pinhas: Aristocrata, Centro, Zaniolo, Braga, Cruzeiro, Aguas Belas, Ouro fino, Costeira, Pedro Moro, Santo Antônio, Colônia Rio Grande, Itália e Bom Jesus. Normalização na quinta, ao meio-dia; Curitiba: Bairro Alto, Tarumã, Capão da Imbuia, Bacacheri, Jardim Social. Normalização às 8h da sexta-feira (1º); Colombo: Atuba. Normalização às 8h da sexta-feira (1º); Pinhais: Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1, Centro 1 e 2, Palmital 1 e 2, Rural, Estância Pinhais 1 e 2, Weissópolis 1 e Vila Amélia 2. Normalização às 8h da sexta-feira (1º).

Estiagem

Segundo a Sanepar, o objetivo com a mudança no rodízio é aumentar o intervalo da interrupção do abastecimento em algumas regiões mais críticas por estarem mais distantes dos centros de distribuição de água.

A companhia afirma que houve o agravamento da estiagem, que tem reduzido dia a dia a vazão de poços, rios e barragens.

No fim de semana passado, o Rio Miringuava teve vazão reduzida para 30%, e estão bastante críticos os níveis dos Rios Cotia, Despique e Barigui e dos poços do Aquífero Karst, informou a Sanepar.

Cuidados

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Sanepar orienta sobre a importância de fazer o uso racional da água, priorizando a higiene pessoal e a alimentação. Atividades como lavagem de carros e calçadas devem ser adiadas para depois do período de estiagem.

Ainda de acordo com a companhia, é importante que os imóveis tenham caixa d´água de no mínimo 500 litros, que é suficiente para abastecer uma família por pelo menos 24 horas em caso de interrupção do fornecimento.

Fonte: G1 Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages